OBJECTIVOS DA RESPOSTA SOCIAL


A resposta social de CD, desenvolvida em equipamento, presta um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio habitual de vida, e tem como principais objectivos:

  • Num contexto humanizado e personalizado, proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades e expectativas dos/as clientes;
  • Garantir aos/às clientes o seu bem-estar, numa perspectiva holística e de acompanhamento biopsicossocial (considerando as dimensões física, cognitiva, emocional e social), contribuindo para a promoção da sua qualidade de vida;
  • Privilegiar a interacção com o significativo e com a comunidade (promovendo relações interpessoais e intergeracionais) no sentido de optimizar os níveis de actividade e de participação social, de forma favorecer a permanência dos clientes no seu meio habitual de vida, contribuindo para atrasar ou evitar a institucionalização, e;
  • Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia do/a cliente na execução das actividades de vida diária.

DESTINATÁRIOS DA RESPOSTA SOCIAL


São destinatários da resposta social:

  • Pessoas de ambos os sexos, de 65 (sessenta e cinco) anos e mais, cuja situação de dependência não lhes permita satisfazer as suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária, e; 
  • Pessoas de ambos os sexos, de idade inferior a 65 (sessenta e cinco) anos que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária.
RECURSOS HUMANOS

  • 1 Assistente Social
  • 3 Ajudantes de Acção Directa
  • 1 Professor de Educação Física
  • 1 Professora de Música
  • 1 Médico
  • 1 Enfermeiro
  • 1 Fisioterapeuta
  • 1 Animadora Sócio-cultural
  • 1 Engenheira Alimentar
  • 1 Gerontóloga
  • 3 Cozinheiras
  • 1 Ajudante de cozinha