A Associação Social de Avelãs de Caminho, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com sede no lugar e freguesia de Avelãs de Caminho, Concelho de Anadia e Distrito de Aveiro.

Em 1991, por iniciativa da Junta de Freguesia, iniciou-se o projecto. Esta, envidou todos os esforços no sentido de concretizar uma obra que dessa resposta às carências sociais de Avelãs de Caminho, dando assim, os primeiros passos para que a A.S.A.C viesse a ser uma realidade. Mais tarde, a 6 de Abril de 1992, foi indigitada uma Comissão Instaladora que a 30 de Setembro de 1994 se transformou na primeira Direcção.

A partir daí e, com a colaboração de entidades governamentais, Centro Distrital de Aveiro, Câmara Municipal de Anadia, alguns industriais e o povo em geral, conseguiu levar-se a bom termo a realização deste arrojado projecto que contemplava a construção dum edifício onde funcionassem as Respostas sociais de CRECHE, CATL, CENTRO DE DIA, SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO e a ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS.

Assim, no dia 4 de Janeiro de 1999, o sonho tornou-se realidade e a Instituição entrou em funcionamento.